Artigos

Tipos de cirurgia vascular para Tratar Aneurisma de Aorta

O Aneurisma da Aorta pode ser fatal se descoberto tardiamente, mas o diagnóstico precoce pode salvar o paciente com um tratamento adequado e programado.

A indicação do tratamento depende de alguns fatores, mas o principal é o tamanho do aneurisma, e existem dois tipos de cirurgias: aberta e endovascular.

O que é o Aneurisma da Aorta?

A aorta é a maior artéria do corpo humano, indo do coração, passando no tórax e chegando até a região do abdômen, onde se divide, levando sangue às pernas.

Um Aneurisma da Aorta é quando essa artéria se dilata, tornando suas paredes mais finas e frágeis, levando à um risco de romper-se. Esse rompimento é extremamente grave e pode levar à morte.

As causas do Aneurisma da Aorta estão ligadas a alguns fatores de risco, como ser do sexo masculino, ter idade avançada, ao tabagismo, à pressão alta e colesterol altos, placas de gordura nas artérias e, principalmente, casos de aneurisma da família (histórico familiar).

Apesar de ser uma doença quase sempre fatal, se o aneurisma for descoberto antes do seu rompimento, há tratamentos e com alta taxa de sucesso.

Tratamentos para Aneurisma da Aorta

Os tratamentos para o Aneurisma da Aorta, apesar de terem a mesma função – evitar que o aneurisma se rompa –, dependem do seu tamanho.

Se a dilatação está pequena, com diâmetros menores do que 5 cm, não é recomendada uma cirurgia. Geralmente, nesses casos, é indicado um acompanhamento constante para verificar se não há um aumento do tamanho e alterações de hábitos para evitar uma piora no quadro, como parar de fumar ou fazer exercícios. Única ressalva é para aneurismas saculares, que tem mais chance de romper devido ao formato, e a indicação independe do tamanho.

Já no caso de o aneurisma apresentar um diâmetro maior do que 5,5 cm (em alguns casos 5 cm), em que as chances de ruptura são mais frequentes, é provável a indicação de intervenções cirúrgicas para reparar a artéria.

dois tipos de cirurgia: a aberta, com uma técnica convencional, e a endovascular, minimamente invasiva. Vamos entender melhor sobre cada uma.

Cirurgia aberta

A Cirurgia Aberta, também conhecida como operação aberta ou tratamento cirúrgico do Aneurisma de Aorta, é um procedimento de caráter invasivo.

Esse tipo de tratamento existe e tem seu êxito consagrado há décadas, mesmo sendo de grande porte e sendo considerado perigoso.

O procedimento trata-se de um grande corte ou incisão no abdômen ou no tórax do paciente onde se encontra a área danificada do aneurisma. Para ser realizada a cirurgia, é necessária uma interrupção momentânea do fluxo sanguíneo arterial, pois o cirurgião deve separar a parte lesionada e substituí-la por um tubo sintético, conhecido como enxerto aórtico.

Para que seja realizada a cirurgia, que leva, em média, de três a quatro horas, o paciente deve passar por uma anestesia geral e tem uma recuperação lenta, sendo necessário ficar sob intenso acompanhamento hospitalar por até dez dias após o procedimento.

Apesar de consagrada, por ser invasiva, exige do paciente mais tempo de recuperação.

marque sua consulta

Tratamento Endovascular

No final dos anos 90, um procedimento menos invasivo, semelhante a um cateterismo, começou a ganhar forças ao propor uma forma diferente de corrigir o aneurisma da praticada pela cirurgia aberta, o Reparo Endovascular do Aneurisma (EVAR em inglês).

Esse tipo de cirurgia é considerado menos invasivo porque não é necessário realizar uma grande incisão no tórax ou no abdómen, um pequeno furo na região da virilha é suficiente para que seja possível inserir o dispositivo conhecido como endoprótese.

Através desse pequeno inciso na área da virilha do paciente, o cirurgião vascular introduz a endoprótese pela região e, com auxílio de uma hemodinâmica (um aparelho de Raio-X computadorizado), e conduz o dispositivo até a parte da aorta onde o aneurisma se encontra.

Ao ser colocada no local danificado, a endoprótese se apoia em segmentos acima e abaixo do aneurisma, formando uma espécie de ponte, onde se abre, possibilitando que o fluxo sanguíneo passe pela prótese, e não mais pela porção dilatada.

1. Aneurisma de Aorta na hemodinâmica           2. Após a correção Endovascular

Aneurisma de Aorta na hemodinâmica            Após a correção Endovascular

Por esse procedimento não ter necessidade de realizar uma abertura cirúrgica no paciente, seu tempo de recuperação é notavelmente menor do que de uma Cirurgia Aberta, podendo levar a apenas 1 dia de internação hospitalar.

Atualmente, essa técnica tem sido utilizada com mais frequência em casos de aneurisma do que a Cirurgia Aberta, não só pelo seu tempo mais curto de recuperação, mas por apresentar menos riscos imediatos de complicações.

Imagem: Pós operatório imediato de um aneurisma de aorta com apenas 1 furo em cada virilha. Paciente recuperado e de alta no dia seguinte.

pos operatorio imediato de um aneurisma de aorta

Qual cirurgia devo escolher?

Há uma tendência atual que dá preferência ao Tratamento Endovascular por apresentar menos riscos de complicações cardiovasculares nos pacientes do que a Cirurgia aberta.

Ambos os tratamentos podem apresentar problemas pós-operatórios como hematomas ou infecções, pois são procedimentos invasivos – em menor e maior escala –, e estão sujeitos a esses problemas como qualquer procedimento médico. Porém, ao tomar todos os cuidados após as cirurgias, as chances de ocorrer são pequenas.

Apesar de ser preferida, a Cirurgia Endovascular pode não ser possível em alguns pacientes, dependendo de suas características anatômicas.

Ou seja, a única forma de ter o melhor tratamento é se consultando com um profissional qualificado, que vai estudar cada caso individualmente e sugerir o procedimento mais adequado.

Para ter o melhor diagnóstico, agende sua consulta e tenha a tranquilidade de estar em boas mãos.

Cirurgia Vascular e Endovascular
Doutorado e Pós-doutorado USP
MBA - University of Pittsburgh / Katz
Pós-graduação em Liderança - Harvard Medical School

Atendimento

Além do atendimento particular, atendemos aos clientes de Planos de Saúde no formato Credenciado e também de Livre Escolha, que é uma nova forma fácil e prática para você ser atendido sem burocracia. Experimente!
Credenciado
Livre escolha: Fácil e Prático

Consulta Online

Consulta por video-chamada. Saiba como funciona:
Agende um horário pelo site, telefone ou whatsapp e efetue o pagamento da consulta
Na data e horário agendado você receberá o link da Saudevianet via e-mail ou Whatsapp
Ao final do atendimento você receberá via e-mail as prescrições, receitas e atestados
Consulta com direito a retorno online ou presencial no período de 30 dias

Localização

Av. República do Líbano, 314, Jd Paulista - SP

Ver mapa

Rua dona Adma Jafet, 74 - Cj. 64, Bela vista

Entre em contato

(11) 3168-0609 / 3078-1530 / 3078-4476

(11) 98161-4443

Concierge: (11) 91065-1958

Referência no tratamento de doenças vasculares de alta complexidade.

Os Tratamentos

© Grupo Endovascular - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Glogs - Agência Digital