Artigos

O que é Aneurisma da Aorta e qual a importância de um check-up vascular?

O que é aneurisma da aorta?

Aneurisma de Aorta é a dilatação de, pelo menos, 50% do diâmetro normal da aorta, a maior artéria do corpo humano, que se estende do coração até o abdómen.

Essa dilatação é extremamente perigosa, podendo levar o paciente à morte rapidamente, principalmente por ser silenciosa, apresentando sintomas claros apenas quando ocorre o rompimento da artéria, momento em que as chances de sobrevivência são escassas.

Apesar de os vasos sanguíneos possuírem uma parede muscular resistente à pressão ocasionada pela passagem do sangue, alguns motivos podem levar a seu enfraquecimento, resultando no aneurisma.

Um desses motivos é a idade, o tabagismo e o histórico genético. É importante que qualquer pessoa com mais de 50 anos, com ou sem histórico familiar da doença realize acompanhamentos vasculares periódicos – principalmente se for tabagista ou tiver uma história familiar significativa.

Tipos de Aneurismas da Aorta

Como mencionado anteriormente, a aorta é a maior artéria do corpo humano, sendo que se estende do coração, passando pelo tórax, até o abdómen, onde se divide, levando o sangue às pernas.

Devido ao seu tamanho, o aneurisma pode ocorrer em pontos diferentes da aorta, ganhando nomenclaturas diferentes, mas sendo igualmente perigosas, independente de onde surgem.

As mais conhecidas são o Aneurisma da Aorta Torácica, que ocorre na região do tórax, e o Aneurisma da Aorta Abdominal, a forma mais frequente da doença, ocasionada na região do abdómen.

As principais causas do Aneurisma da Aorta

O aneurisma costuma ocorrer mais comumente em idosos, porém alguns outros fatores podem influenciar na dilatação da artéria:

  • Idade: os aneurismas mais comuns são os conhecidos como “degenerativos”, que resultam da idade avançada do paciente, que pode acarretar no enfraquecimento das paredes arteriais;
  • Tabagismo: o consumo excessivo pode contribuir para a dilatação arterial, principalmente se o fumante possui esse hábito por um longo período e ultrapassou os 50 anos;
  • Aterosclerose: o acúmulo de gordura nas paredes das artérias também pode contribuir para o desenvolvimento de um aneurisma;
  • Hipertensão: a pressão alta é outro fator que pode influenciar no surgimento de um aneurisma;
  • Hereditariedade: mesmo sem qualquer um desses fatores, é possível desenvolver um aneurisma de aorta apenas por conta do histórico familiar, sendo imprescindível estar ciente de parentes próximos que já tenham apresentado a doença.

Além desses principais fatores, também existem alguns que são mais raros, porém que podem ser determinantes no surgimento de um aneurisma de aorta abdominal ou torácico. São eles:

  • Dissecção: doença que tem como característica a separação de diferentes camadas constituintes da parede da artéria, resultando em parte do sangue fluindo por entre essas camadas, gerando enfraquecimento da aorta;
  • Infecção: uma bactéria pode ser responsável pelo aneurisma, ao alojar-se nas paredes da artéria, acarretando no seu enfraquecimento.

É importante ressaltar que, geralmente, para que ocorra o desenvolvimento da doença, é necessário que vários desses fatores elencados ocorram ao mesmo tempo, ou por longos períodos. Mas há situações também em que o histórico familiar é mais proeminente, podendo ocorrer casos de jovens que apresentam a doença, mesmo sem terem acendido um cigarro na vida ou estarem longe da terceira idade.

Os perigos do Aneurisma de Aorta

Ao apresentarmos os fatores presentes em casos de aneurisma de aorta, verificamos que podemos entender o que pode levar a ter a doença, mas que nada é garantia de que as artérias podem estar fragilizadas sem que se perceba.

O maior perigo dessa doença é que ela é completamente silenciosa, muitas vezes sendo descoberta após a ruptura da aorta, essa sim apresentando sintomas, e que se não compreendidos com rapidez, pode levar à morte.

Em 2017, um caso de aneurisma de aorta tornou-se famoso. O cantor e compositor Belchior veio a falecer em decorrência da doença, sem saber que a possuía e sem conhecer os sintomas da ruptura da artéria.

Caso apresente sintomas como dor aguda e repentina na parte superior das costas, que irradia para baixo; dificuldade ao respirar; e dores no peito, braços, pescoço e queixo, dirija-se urgentemente a um hospital, pois esses são os sintomas da ruptura do aneurisma.

Qual a melhor forma de prevenir o Aneurisma de Aorta?

Por ser uma doença silenciosa, potencialmente fatal e que pode ser desenvolvida por conta de idade ou hábitos, a melhor forma de prevenir a doença é realizando regularmente check-ups vasculares.

Esses exames são procedimentos simples, mas que são capazes de identificar e diagnosticar doenças vasculares pré-existentes ou em fase inicial, aumentando para 98% de chances de cura, segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Portanto, se você tem acima de 50 anos, mesmo não sendo fumante ou possuindo casos na família, não possuindo pressão alta ou aterosclerose, é importante que inclua em seus exames anuais o check-up vascular.

Não corra riscos, agende seu check-up hoje mesmo.

Cirurgia Vascular e Endovascular
Doutorado e Pós-doutorado USP
MBA - University of Pittsburgh / Katz
Pós-graduação em Liderança - Harvard Medical School

Atendimento

Além do atendimento particular, atendemos aos clientes de Planos de Saúde no formato Credenciado e também de Livre Escolha, que é uma nova forma fácil e prática para você ser atendido sem burocracia. Experimente!
Credenciado
Livre escolha: Fácil e Prático

Consulta Online

Consulta por video-chamada. Saiba como funciona:
Agende um horário pelo site, telefone ou whatsapp e efetue o pagamento da consulta
Na data e horário agendado você receberá o link da Saudevianet via e-mail ou Whatsapp
Ao final do atendimento você receberá via e-mail as prescrições, receitas e atestados
Consulta com direito a retorno online ou presencial no período de 30 dias

Localização

Av. República do Líbano, 314, Jd Paulista - SP

Ver mapa

Rua dona Adma Jafet, 74 - Cj. 64, Bela vista

Entre em contato

(11) 3168-0609 / 3078-1530 / 3078-4476

(11) 98161-4443

Concierge: (11) 91065-1958

Referência no tratamento de doenças vasculares de alta complexidade.

Os Tratamentos

© Grupo Endovascular - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Glogs - Agência Digital