Artigos

Mioma Uterino: O que é, por que aparece e como prevenir

Mioma Uterino, mesmo que em diversas mulheres é assintomático, pode causar alguns sintomas, como cólica intensa e grande fluxo e período menstrual.

Trata-se de nódulos que atingem o útero de diversas mulheres e que, em alguns casos, se não for tratado, pode ter relação como a infertilidade.

Por isso, é importante entender o que é, suas causas e como prevenir tal problema.

O que é o mioma uterino?

O Mioma Uterino é uma patologia geralmente assintomática, e muitas mulheres não sabem que são acometidas por não apresentarem sintomas, até se surpreendem ao descobrir durante alguma consulta de rotina.

Por conta de seu nome, muitas mulheres, ao ouvir o diagnóstico, assustam-se pensando que pode se tratar de um tumor maligno. Mas não é necessária essa preocupação, os Miomas Uterinos são nódulos benignos, e raramente evoluem para um câncer.

Apesar de a possibilidade dessa evolução para um nódulo maligno ser extremamente baixa, os miomas ainda exigem um cuidado das pacientes que são diagnosticadas com ele, porque, dependendo de seu tamanho, podem causar desde problemas no ciclo menstrual, dor e alteração urinária, até atrapalhar a fertilidade.

Os Miomas Uterinos podem aparecer em diversos locais do útero, contando um único nódulo ou vários. Seu tamanho também pode variar. E são esses fatores que devem ser investigados com muita atenção, pois, dependendo da quantidade, do local e do tamanho, pode ser que alguns sintomas apareçam, como:

  • Menstruação com duração por longos períodos e com fluxo intenso;
  • Cólicas;
  • Dores abdominais ou pélvicas;
  • Desconforto ou dor durante a relação sexual;
  • Sangramentos entre os períodos menstruais;
  • Problemas urinários.

Esses sintomas podem aparecer com variada intensidade de apresentação.

Além das dores, os motivos que causam preocupação em muitas pacientes é o fato de que o tamanho do nódulo pode interferir na possibilidade de uma gravidez e, por vezes, alguns ginecologistas podem inclusive indicar a retirada do útero. Entretanto, é importante ressaltar que esse tipo de diagnóstico a respeito do mioma e suas consequências só podem ser dadas por um médico especializado.

As principais causas do Mioma Uterino

O Mioma Uterino é uma doença extremamente comum, o Ministério da Saúde afirma que, só no Brasil, cerca de dois milhões de mulheres possuem esses nódulos e que uma média de 75% de brasileiras podem desenvolver o problema ao longo da vida.

Entretanto, mesmo com essa frequência, não se sabe exatamente as causas que podem acarretar o surgimento desses nódulos, mas há algumas características semelhantes que estão presentes nas pacientes:

  • Idade fértil: sabe-se que o aparecimento do Mioma Uterino está intimamente ligado aos hormônios, muito comum no período de fertilidade de uma mulher, ainda mais por ter sido notado o desaparecimento de nódulos após a menopausa;
  • Desequilíbrio hormonal: os nódulos podem surgir por conta de alterações hormonais em que há uma produção de estrogênio e progesterona;
  • Hereditariedade: há mais chances de uma mulher apresentar miomas caso sua mãe ou parente próxima tenha desenvolvido também em algum momento da vida;
  • Etnia negra: mulheres negras possuem de 3 a 9 vezes mais chances de desenvolver o mioma;
  • Outros fatores: consumo excessivo de bebidas alcoólicas, iniciar o uso de anticoncepcionais antes dos 16 anos, hipertensão e obesidade.

Como foi mencionado, não há uma causa exata para o aparecimento dos miomas uterinos, nem um motivo principal, há vários fatores que podem influenciar no desenvolvimento desses nódulos. Por isso, é muito importante que haja um cuidado de mulheres nos anos férteis pela prevenção dessa doença.

O que posso fazer para prevenir?

Como as causas do surgimento do Mioma Uterino não são certas, não há como pontuar o que deve ser feito para evitar o surgimento, mas diversas ações que têm o intuito de reduzir o risco do desenvolvimento da doença e podem e devem ser tomadas, como levar uma vida saudável e visitar regularmente o seu médico de confiança.

As melhores formas de prevenir o aparecimento de nódulos uterinos são:

  • Praticar exercícios regularmente: realizar atividades físicas com certa frequência auxilia no processo anti-inflamatório do organismo, amenizando o desenvolvimento de tumores;
  • Alimentar-se de forma saudável e equilibrada: fugir de comidas ultra processadasultraprocessadas, gordurosas e carnes vermelhas e dar prioridade ao consumo de altas doses de alimentos como frutas, verduras e carnes magras aumenta o nível de antioxidantes no organismo, responsáveis por proteger o útero de lesões que podem causar os miomas;
  • Evitar alimentos com alto índice glicêmico: esses tipos de alimentos, como o pão, açúcar, massas e doces, desequilibram a homeostase hormonal no organismo ao provocarem picos de insulina, podendo elevar as chances do desenvolvimento do mioma;
  • Consumir álcool de forma moderada: o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode aumentar os riscos de lesões no organismo, que podem influenciar no desenvolvimento dos miomas;
  • Consultar-se periodicamente com um médico de confiança: essa é a mais importante das dicas, pois os Miomas Uterinos são, na maioria das vezes, assintomáticos, só sendo descobertos em consultas de rotina.

Mesmo que o Mioma Uterino não tenha uma causa específica, é importante prevenir-se, mantendo uma vida saudável e fazer exames de rotina, pois muitas vezes é a única forma de descobrir o nódulo e tratá-lo da melhor forma.

Caso esteja na idade fértil, esteja sempre com seus exames em dia. Agende uma consulta!

Cirurgia Vascular e Endovascular
Doutorado e Pós-doutorado USP
MBA - University of Pittsburgh / Katz
Pós-graduação em Liderança - Harvard Medical School

Atendimento

Além do atendimento particular, atendemos aos clientes de Planos de Saúde no formato Credenciado e também de Livre Escolha, que é uma nova forma fácil e prática para você ser atendido sem burocracia. Experimente!

Credenciado

Livre escolha: Fácil e Prático

Consulta Online

Consulta por video-chamada. Saiba como funciona:

Agende um horário pelo site, telefone ou whatsapp e efetue o pagamento da consulta

Na data e horário agendado você receberá o link da Saudevianet via e-mail ou Whatsapp

Ao final do atendimento você receberá via e-mail as prescrições, receitas e atestados

Consulta com direito a retorno online ou presencial no período de 30 dias

Localização

Av. República do Líbano, 314, Jd Paulista - SP

Ver mapa

Entre em contato

(11) 3168-0609 / 3078-1530 / 3078-4476

(11) 98161-4443

Concierge: (11) 91065-1958

Referência no tratamento de doenças vasculares de alta complexidade.

Os Tratamentos

© Grupo Endovascular - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Glogs - Agência Digital