Artigos

Qual o Médico Especialista em Aneurismas? O que faz um cirurgião vascular?

Médico vascular é o especialista indicado para tratar Aneurismas. Saiba mais.

Um aneurisma se desenvolve como resultado de uma dilatação de um vaso, mais comumente a Aorta, podendo levar a um quadro de ruptura e hemorragia grave, com alto risco de morte caso não seja detectado a tempo, antes da ruptura.

Para realizar o tratamento adequado, principalmente se o aneurisma tiver um tamanho considerado grande, o paciente deve procurar o Médico Especialista em Aneurismas, o Cirurgião Vascular e Endovascular.

O que é um aneurisma da aorta?

É definido como uma dilatação de, pelo menos, 50% a mais do que o diâmetro normal da aorta (geralmente >3,0 cm). A aorta é a maior artéria do corpo humano, que se estende do coração até o início das pernas, passando pelo tórax e abdômen. A dilatação ocorre por um enfraquecimento de suas paredes e pode levar ao rompimento => Aneurisma.

Trata-se de uma doença silenciosa, seus sintomas são quase imperceptíveis até o momento em que ocorre a ruptura, quando é possível sentir dores muito intensas na área do abdômen ou costas, aceleração da frequência cardíaca, queda de pressão, náuseas e vômitos. Nesse ponto, é importante que a pessoa seja encaminhada imediatamente a uma emergência.

O aneurisma da aorta, apesar de não ter uma causa específica, apresenta algumas similaridades e fatores de risco nos casos diagnosticados. Podemos destacar:

  • idade acima dos 50 anos – homens acima dos 65 devem ter uma atenção ainda maior, com check-up vascular –;
  • casos da doença na família;
  • tabagismo;
  • pressão alta e obstrução de artérias.

É Importante um diagnóstico precoce, para que um tratamento possa ser realizado. Pois a ruptura é fatal na maioria das vezes (cerca de 90%), inclusive para os pacientes que conseguem chegar no hospital.

Por isso, é essencial que, se estiver no grupo de risco, procure um médico para realizar os exames de rotina, assim podem ser detectadas as dilatações da aorta precocemente e iniciar o tratamento antes da complicação.

Mas, qual médico é o responsável por fazer o acompanhamento e a pesquisa para descobrir algum aneurisma?

marque sua consulta

O Médico Especialista em Aneurisma

O Médico Especialista em Aneurisma, capaz de realizar o tratamento mais adequado ao paciente é o Cirurgião Vascular e Endovascular.

O Cirurgião Vascular cuida de todo o sistema circulatório, à exceção do coração (Cardiologista) e do cérebro (Neurocirurgião).

Além de tratar de Aneurismas, também atua em outras áreas, como varizes, tromboses, miomas, aterosclerose, carótidas, obstrução arterial, vasculites entre outras patologias.

No caso do aneurisma, o Cirurgião Vascular é considerado um Médico Especialista por ser o responsável por realizar cirurgias que podem salvar os pacientes e por trabalhar com a prevenção do problema, indicando a necessidade de check ups periódicos.

O que faz um cirurgião vascular?

Como comentado anteriormente, o Médico Especialista em Aneurismas é o responsável por realizar a cirurgia de reparo da doença e essa é a principal diferença entre um Cirurgião Vascular (Endovascular) e um Angiologista, área que também cuida da saúde do sistema vascular.

Enquanto o angiologista não realizam cirurgias, sendo seus tratamentos em caso de enfermidades efetuados com medicamentos, mudança de hábitos e atividades físicas; o Cirurgião Vascular reconhece as mesmas doenças tratadas pelo angiologista, mas sua forma de tratamento é diferente, pois está habilitado a realizar procedimentos mais invasivos se necessário. Muitos angiologistas encaminham pacientes com aneurisma para as equipes de Cirurgia Vascular e Endovascular.

No caso do aneurisma há dois tratamentos: um menos invasivo (Endovascular) e outro mais invasivo (Cirurgia Aberta) Na cirurgia aberta, é necessário, a realização de uma incisão (uma abertura) no corpo do paciente para realizar o tratamento; enquanto a endovascular, por punção, é menos agressiva, por cateteres, e com recuperação mais rápida.

Os dois procedimentos têm seus prós e contras, e suas indicações específicas levando em conta a idade do paciente, o status clínico e a anatomia do paciente e do aneurisma. O Cirurgião Vascular é o responsável por indicar o melhor tratamento, escolhendo a técnica que se adapta a cada paciente.

Entretanto, mesmo esse sendo o diferencial do Médico Especialista em Aneurisma, suas aptidões não se resumem apenas ao caráter cirúrgico.

O Cirurgião Vascular pode atender quaisquer pacientes que estão com alguma patologia vascular, mas que não necessariamente necessitam de uma intervenção cirúrgica como forma de tratamento, podendo indicar medicamentos ou até a realização de atividades físicas e mudanças de hábitos, tal qual um angiologista. Muitos cirurgiões vasculares se dedicam exclusivamente às doenças venosas, varizes e vasinhos, até pela alta prevalência dessas patologias. O Médico Especialista em Aneurisma deve não apenas apresentar os tratamentos existentes, mas estudar profundamente cada caso, para então definir o que é mais indicado a cada paciente com cada patologia.

As equipes com médicos especialistas no tratamento de Aneurismas se diferenciam pelo nível de treinamento necessário para executar esse procedimento. Além da formação básica (4 anos de residência), o cirurgião Endovascular precisa de mais um ano de residência e fellowship na área de endovascular para dominar as melhores técnicas. E muitas vezes, uma experiência internacional ou participar de uma equipe qualificada é imprescindível para o desenvolvimento técnico. Centros especializados têm maior volume de casos, e associado a médicos mais experientes apresentam os melhores resultados.

Nossa cultura como equipe multidisciplinar é focada no desenvolvimento contínuo de habilidades, alta performance e tratamento humanizado. Nossa equipe de Cirurgiões Vasculares e Endovascular é uma referência nacional e internacional em tratamentos avançados, atendendo não só os pacientes que nos procuram, mas também treinando médicos de todo o país nos nossos programas de treinamento e congresso ScIENCE (www.science360.com.br).

Ou seja, o Cirurgião Vascular é um profissional completo, habilitado para trabalhar com diferentes formas de tratamento, indicar exames necessários e podendo oferecer tanto a prevenção quanto o tratamento definitivo.

Um Cirurgião Vascular, antes de qualquer definição, é um médico, e sua principal função é contribuir para que seus pacientes tenham uma saúde melhor. Para isso, é indicado manter uma vida saudável, realizar exercícios físicos, se alimentar corretamente, cortar hábitos que podem trazer sérias consequências, como fumar e beber em excesso, e, claro, incluir o Cirurgião Vascular nos médicos que devem ser visitados periodicamente.

Seguir essa última dica é fácil, venha conhecer nossa equipe de especialistas e agende sua consulta.

Cirurgia Vascular e Endovascular
Doutorado e Pós-doutorado USP
MBA - University of Pittsburgh / Katz
Pós-graduação em Liderança - Harvard Medical School

Atendimento

Além do atendimento particular, atendemos aos clientes de Planos de Saúde no formato Credenciado e também de Livre Escolha, que é uma nova forma fácil e prática para você ser atendido sem burocracia. Experimente!

Credenciado

Livre escolha: Fácil e Prático

Consulta Online

Consulta por video-chamada. Saiba como funciona:

Agende um horário pelo site, telefone ou whatsapp e efetue o pagamento da consulta

Na data e horário agendado você receberá o link da Saudevianet via e-mail ou Whatsapp

Ao final do atendimento você receberá via e-mail as prescrições, receitas e atestados

Consulta com direito a retorno online ou presencial no período de 30 dias

Localização

Av. República do Líbano, 314, Jd Paulista - SP

Ver mapa

Entre em contato

(11) 3168-0609 / 3078-1530 / 3078-4476

(11) 98161-4443

Concierge: (11) 91065-1958

Referência no tratamento de doenças vasculares de alta complexidade.

Os Tratamentos

© Grupo Endovascular - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Glogs - Agência Digital