Artigos

Médico de Varizes? 3 motivos para consultar um cirurgião vascular

Médico de Varizes

As varizes são vasos dilatados na região das pernas que causam dores e desconfortos. Esse problema acomete na sua maioria mulheres, mas também podem aparecer em homens. Esses vasos são evidentes na pele, ficando muitas vezes marcadas e manchadas.

Além do incômodo físico e estético, esse tipo de problema pode acarretar algumas complicações, por isso, o mais indicado é procurar um médico especializado para evitar uma complicação. Esse especialista é o cirurgião vascular.

O que são as varizes?

As varizes costumam incomodar muito, principalmente as mulheres. As varizes são caracterizadas pelo enfraquecimento e dilatação das veias nas pernas, que ganham um tom azulado ou esverdeado. Essas marcas são a consequência da dilatação das veias e do fluxo sanguíneo inadequado.

As veias são as principais responsáveis por levar o sangue novamente ao coração, porém, as que estão localizadas na região inferior do corpo, para fazerem esse percurso, precisam lutar contra a força da gravidade. Em alguns casos, essas veias acabam se dilatando, o que dificulta ainda mais esse fluxo sanguíneo, gerando as varizes, que podem ser verificadas através da pele. A função das válvulas é fundamental para esse transporte adequado, e quando ocorre uma falha, identificamos o "refluxo", isto é, o retorno do sangue para as pernas por veias doentes (insuficientes). O exame com doppler é capaz de identificar as veias com refluxo, e determinar o tipo de tratamento mais adequado para cada caso.

Alguns fatores podem ser cruciais para a dilatação ocorrer, como ter uma vida sedentária, passar grande parte do dia sentada ou em pé, ter uma predisposição genética, a gravidez, idade avançada, além do uso constante de anticoncepcional e a obesidade.

A melhor forma de prevenir o surgimento de varizes é cuidando da saúde de forma global, estabelecendo uma alimentação saudável, à base de frutas, verduras, legumes, cereais e fibras; e praticar exercícios físicos. Recomendamos exercícios aeróbicos como caminhar, correr ou andar de bicicleta por 150 minutos por semana, além de 2 dias de exercícios de força como musculação, funcional, crossfit ou outra forma de estímulo muscular. Esses hábitos ajudam a manter o peso corporal, melhorando a bomba muscular da panturrilha e do "core", propiciando uma circulação sadia e efetiva.

A utilização de meias compressivas, e a movimentação constante de tempos em tempos, como mudar de posição, levantar e caminhar, auxilia na circulação e pode amenizar a dilatação das veias e, consequentemente, do aparecimento de varizes.

O tratamento recomendável para as varizes depende de seu grau e risco. Caso os sintomas sejam dores muito fortes, é provável que a melhor opção seja uma cirurgia vascular, ou pelo menos um procedimento para resolver o problema focal. A boa notícia é de que hoje dispomos de técnicas menos invasivas, com tratamento com laser, com cateteres e com espuma. Nesses casos, o médico indicado para o tratamento é o Cirurgião Vascular.

O Médico de Varizes

O médico habilitado para cuidar de problemas relacionados ao sistema circulatório periférico é o Cirurgião Vascular. O cardiologista cuida do coração, e o neurologista do cérebro e sistema nervoso.

O Cirurgião Vascular costuma ser chamado às vezes de Médico das Varizes, por estar apto a realizar o tratamento necessário, inclusive cirúrgico, para o tratamento das varizes, além de outros problemas, como por exemplo: aneurisma de aorta, varizes pélvicas, miomas, obstruções vasculares e tromboses.

O Cirurgião Vascular deve estar listado para check-ups anuais, principalmente em pacientes com problemas vasculares conhecidos, tabagistas e com história familiar. Muitas pessoas acabam negligenciando esse profissional na hora de realizar seus exames periódicos, apenas o procurando quando o problema já apresenta sintomas incômodos. Mas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular mudou esse termo, adicionando o check-up vascular como rotina para grupos de risco, especialmente os maiores de 50 anos.

No caso de notar varizes nas pernas, é importante consultar-se com um Médico Vascular, um Angiologista ou um Cirurgião Vascular de Varizes, mesmo que não sinta dor.

marque sua consulta

Por que devo buscar um Médico de Vascular?

Mesmo sem sentir dor ou incômodo, procure um Cirurgião vascular de confiança é primordial e vamos apresentar três razões a seguir: 

1. Em caso de cirurgia ou laser, é o único habilitado para realizá-la

As varizes causam incômodo e podem estar atreladas ao motivo de baixa autoestima de muitas mulheres, que desejam realizar uma cirurgia para amenizar o problema e reduzir as marcas nas pernas.

Se for este o motivo de sua ida ao médico, consultar-se com um Médico de Varizes é a melhor medida, pois apenas ele é capaz de realizar cirurgias e o laser para o tratamento, caso necessário, ou indicar o método mais eficaz para amenizar o problema.

O médico responsável por cuidar da circulação é o Cirurgião Vascular ou o Angiologista. O Cirurgião Vascular além de estar apto a realizar intervenções cirúrgicas, também possui conhecimentos de tratamentos clínicos, sendo um profissional completo para auxiliar no problema de varizes.

2. As varizes nas pernas podem ser reflexo das varizes pélvicas ou obstruções vasculares

Além de ser um problema estético bastante incômodo, as varizes também podem ser um prenúncio de um problema maior.

Um dos sintomas das varizes pélvicas é o aparecimento de varizes na região das pernas. A Síndrome de congestão pélvica apresenta veias dilatadas na região da pelve, podendo impactar no útero, ovários e trompas, e traz diversos problemas à mulher, como problemas diversos como dores durante ou após o ato sexual e dor pélvica crônica. Importante lembrar que algumas dessas pacientes tem uma compressão Venosa, podendo apresentar a Síndrome de Cockett, de May-thurner e de Nutcracker.

Apesar desse tipo de problema geralmente ser assintomático, alguns sintomas podem ser confundidos com outros problemas, passando despercebidos.

É uma doença que exige um tratamento, portanto, é importante consultar-se com um Cirurgião Vascular no caso de verificar varizes nas pernas, para afastar o risco de algo mais sério.

3. Pode auxiliar na prevenção

Consultar-se regularmente com um Médico de Varizes pode ser essencial para prevenir o aparecimento dos vasos, para entender a melhor maneira de evitar ou retardar seu surgimento, principalmente se há casos de varizes na família.

O médico, além de indicar hábitos que podem auxiliar no combate às varizes, também pode pedir exames regulares e tratar o problema logo no início (como aplicações e laser), evitando deixar a pele muito marcada ou que se torne um incômodo estético muito forte.

Cuide-se, marque uma consulta e venha conhecer nossos profissionais.

Cirurgia Vascular e Endovascular
Doutorado e Pós-doutorado USP
MBA - University of Pittsburgh / Katz
Pós-graduação em Liderança - Harvard Medical School

Atendimento

Além do atendimento particular, atendemos aos clientes de Planos de Saúde no formato Credenciado e também de Livre Escolha, que é uma nova forma fácil e prática para você ser atendido sem burocracia. Experimente!
Credenciado
Livre escolha: Fácil e Prático

Consulta Online

Consulta por video-chamada. Saiba como funciona:
Agende um horário pelo site, telefone ou whatsapp e efetue o pagamento da consulta
Na data e horário agendado você receberá o link da Saudevianet via e-mail ou Whatsapp
Ao final do atendimento você receberá via e-mail as prescrições, receitas e atestados
Consulta com direito a retorno online ou presencial no período de 30 dias

Localização

Av. República do Líbano, 314, Jd Paulista - SP

Ver mapa

Rua dona Adma Jafet, 74 - Cj. 64, Bela vista

Entre em contato

(11) 3168-0609 / 3078-1530 / 3078-4476

(11) 98161-4443

Concierge: (11) 91065-1958

Referência no tratamento de doenças vasculares de alta complexidade.

Os Tratamentos

© Grupo Endovascular - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Glogs - Agência Digital