Artigos

Infográfico: 5 Coisas que você precisa saber sobre Mioma no Útero e Gravidez

infografico-5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-mioma-no-utero-e-gravidez

Muitas mulheres possuem nódulos benignos, encontrados na região uterina, conhecidos como Mioma do Útero. Esses nódulos podem trazer algumas alterações à saúde deste órgão e gerar diversas dúvidas a respeito do que fazer em caso de gravidez ou se os miomas podem ser responsáveis pela infertilidade.

Neste infográfico, apresentamos algumas informações importantes sobre este assunto. Mas lembre-se: nosso conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica, é importante consultar um médico para um diagnóstico e informações mais precisas para cada caso.

cinco coisas que voce precisa saber sobre mioma do utero e gravidez

O que são os Miomas do Útero e qual sua influência na gravidez?

Miomas do Útero são tumores benignos que acometem algumas mulheres. É um nódulo constituído de tecido fibromuscular, e pode ser capaz de alterar o formato ou o tamanho uterino.

Esses nódulos podem aparecer como único ou em múltiplos, variando de tamanho, e costumam originar-se nas células musculares da parede uterina.

A causa do aparecimento dos miomas uterinos não é certa, mas são identificados alguns fatores que podem influenciar no aparecimento, como influência hormonal, alteração genética e fatores ambientais.

Mesmo não possuindo uma causa certa, acredita-se que muitas mulheres possuem miomas. A doença é comumente verificada em mulheres com mais de 30 anos e encontrada em pacientes com infertilidade ou que já tenham apresentado diversos abortos espontâneos.

Por essa ligação à infertilidade, é que surgem dúvidas envolvendo os miomas do útero e as gestações. Veja algumas informações para esclarecer dúvidas frequentes.

1. Apenas quem tem miomas grandes podem ter uma gravidez de risco

Os Miomas do Útero não têm um tamanho padrão. E essa alteração está relacionada com riscos durante uma gestação. Quanto maior o diâmetro e número dos miomas, mais riscos para gestação, principalmente se os miomas estiverem localizados na parte interna do útero (submucosos).

Os riscos que podem ser ocasionados por esses nódulos são:

  • Dor e cólica abdominal;
  • Sangramento;
  • Aborto espontâneo;
  • Descolamento da placenta;
  • Limitação do crescimento do bebê;
  • Parto prematuro.

Apesar desses riscos causarem espanto, é importante ter em mente que possuir o mioma na gravidez não é grave e a grande maioria das gestações ocorre de forma natural.

Mantenha uma rotina periódica de consultas e exames, e, caso possua o mioma, o acompanhamento médico é imprescindível para que o tratamento, com repouso e analgésicos, comece o quanto antes e a gestação possa ocorrer sem complicações maiores.

2. O mioma pode atrapalhar na hora do parto

Na maioria dos casos, em que o Mioma do Útero é pequeno e não apresenta muitos sintomas, não há riscos à mãe ou à criança, podendo ser realizado o parto normal, sem complicações.

Já no caso em que os nódulos são múltiplos ou considerados grandes, pode ser indicado que o parto ocorra por cesárea no caso de o mioma apresentar as seguintes características:

  • Sangrarem ou terem risco de hemorragia durante o parto;
  • Serem dolorosos, que pode causar maior dor à mulher no parto;
  • Estarem posicionados no útero de modo que atrapalhem a saída do bebê;
  • Envolverem boa parte da parede do útero, gerando alterações nas contrações.

Mesmo nesses casos, a escolha deve ser discutida com o médico, que pode indicar a melhor opção, levando também em consideração a preferência da mãe. O benefício de se optar pela cesárea é que a remoção do Mioma do Útero pode ser realizada durante o parto.

marque sua consulta

3. Miomas podem não ser os responsáveis por atrapalhar a fertilização

Alguns tipos de Miomas no Útero podem ser indicados como possíveis prejudicadores da fertilidade feminina pelos seguintes motivos:

  • Alteração no formato do útero, atrapalhando a movimentação do espermatozoide;
  • Mudança na posição do colo do útero, prejudicando a passagem do espermatozoide;
  • Bloqueio das tubas uterinas; Modificação no músculo do útero, complicando a implantação do embrião.

Entretanto, mesmo com esses fatores, o Mioma do Útero é responsável por uma pequena parcela dos casos de infertilidade, por isso, caso apresente problemas para engravidar, devem ser realizados exames na mulher e no parceiro para entender o real motivo do comprometimento da fertilidade.

4. Talvez não seja necessário um tratamento para engravidar

Como foi falado no tópico anterior, possuir um Mioma de Útero pode não ser uma razão que impossibilite uma gravidez.

É necessário que sejam feitos exames para entender o motivo da dificuldade de engravidar e procurar o melhor método para corrigir o problema.

Ou seja, apenas portar os nódulos, ainda mais se forem pequenos, não acarreta em uma necessidade de procurar tratamentos como de reprodução assistida.

5. O mioma pode causar descolamento prematuro da placenta

Como pontuado anteriormente, apesar de raro, os miomas uterinos podem ser os responsáveis pelo deslocamento prematuro da placenta.

Isso ocorre porque o nódulo se localiza próximo à inserção placentária. Nesses casos, a melhor forma de tratamento é seguir as orientações do médico, principalmente o repouso, e sempre realizar o pré-natal, que pode prever esse risco descolamento.

As informações apresentadas neste artigo têm a intenção de informar as complicações que podem ocorrer no caso de possuir um Mioma do Útero, entretanto, a gestante pode possuir o nódulo e ter uma gravidez tranquila.

O mais importante é manter uma rotina de cuidados, principalmente a visita periódica ao médico e realização de exames. Procure sempre mantê-los em dia, agende sua consulta.

Cirurgia Vascular e Endovascular
Doutorado e Pós-doutorado USP
MBA - University of Pittsburgh / Katz
Pós-graduação em Liderança - Harvard Medical School

Atendimento

Além do atendimento particular, atendemos aos clientes de Planos de Saúde no formato Credenciado e também de Livre Escolha, que é uma nova forma fácil e prática para você ser atendido sem burocracia. Experimente!
Credenciado
Livre escolha: Fácil e Prático

Consulta Online

Consulta por video-chamada. Saiba como funciona:
Agende um horário pelo site, telefone ou whatsapp e efetue o pagamento da consulta
Na data e horário agendado você receberá o link da Saudevianet via e-mail ou Whatsapp
Ao final do atendimento você receberá via e-mail as prescrições, receitas e atestados
Consulta com direito a retorno online ou presencial no período de 30 dias

Localização

Av. República do Líbano, 314, Jd Paulista - SP

Ver mapa

Rua dona Adma Jafet, 74 - Cj. 64, Bela vista

Entre em contato

(11) 3168-0609 / 3078-1530 / 3078-4476

(11) 98161-4443

Concierge: (11) 91065-1958

Referência no tratamento de doenças vasculares de alta complexidade.

Os Tratamentos

© Grupo Endovascular - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Glogs - Agência Digital