Artigos

4 Vantagens da embolização de miomas como tratamento vascular

embolização de miomas

Algumas mulheres sofrem de um transtorno conhecido como miomatose uterina, que são nódulos benignos que acometem o útero, e podem apresentar sintomas como dor, infertilidade e alteração no fluxo menstrual.

Um tratamento bastante eficaz para essa doença é a Embolização de Miomas, que traz algumas vantagens às pacientes selecionadas, e que vamos conhecer mais neste artigo.

O que são os miomas?

Os miomas uterinos são nódulos benignos que podem aparecer sozinhos ou múltiplos no órgão reprodutor feminino. Estima-se que uma grande parte das mulheres podem ter o mioma uterino, porém geralmente são assintomáticos.

Geralmente, os sintomas só são notados dependendo da posicão que se encontram no útero e do tamanho dos nódulos. Entre os sintomas mais comuns, podemos destacar a alteração do fluxo menstrual, que se torna muito intenso, destoando do habitual e com duração prolongada; dor na região pélvica, semelhante a cólicas fortes; dor durante o ato sexual; e em alguns casos até a infertilidade.

Essa patologia costuma acometer, principalmente, mulheres em idade reprodutiva, mas sua causa não é clara, sendo apontado apenas algumas suspeitas, relacionadas a mudanças genéticas e fatores hormonais.

Por seu caráter assintomático, em muitos casos a descoberta do mioma ocorre através de exames de rotina. Porém, em casos em que os sintomas são sentidos, é importante agendar uma consulta para que o médico apresente um diagnóstico específico e o melhor tratamento.

 

banners call to action quatro vantagens da embolizacao de miomas com tratamento endovascular

Tratamento: Embolização de Miomas

Há diversos tratamentos disponíveis para os miomas uterinos, indo desde medicamentos até cirurgias agressivas, com a retirada de todo o útero.

Dos tratamentos disponíveis, um tipo que tem sido cada vez mais indicado é a Embolização do Mioma.

A técnica consiste na interrupção do fluxo sanguíneo das artérias responsáveis por nutrir os miomas. Isto acarreta sua isquemia, levando a diminuição e degeneração. Como consequência principal, leva a uma diminuição significativa do fluxo menstrual nas mulheres que possuem essa patologia e sofriam de hemorragias constantes.

A Embolização de Miomas é eficaz e segura, mas não deve ser decidida como a solução principal sem um acompanhamento multidisciplinar. O único capaz de indicar o melhor tratamento é o médico, por isso, é importante consultar-se com um profissional responsável, que estudará cada caso particularmente, prescrevendo o melhor método para cada paciente.

As vantagens do tratamento de Embolização de Miomas

O processo de Embolização do Mioma possui algumas vantagens, e por isso a indicação para esse tratamento por meio dos médicos tem crescido. Vamos conhecer um pouco mais dos seus benefícios.

1. Minimamente invasivo

O procedimento da Embolização de Miomas consiste em uma pequena punção na região da virilha, por onde é possível ter acesso à artéria femoral e assim inserir um cateter fino, que chega até os miomas.

Ao chegar ao mioma, são injetadas as partículas responsáveis por obstruir a irrigação sanguínea, e, consequentemente, diminuir o mioma, aliviando seus sintomas.

Esse procedimento, por ser extremamente delicado, é considerado minimamente invasivo. Na região onde é realizada a punção, é feito um pequeno furo com, do tamanho de uma agulha, que não deixa cicatriz alguma.

2. Evita a retirada do útero

Como dito anteriormente, há outras técnicas para tratamento do mioma, uma delas consiste na histerectomia, que consiste na retirada do órgão por meio de uma cirurgia invasiva.

Apesar de ser um método eficaz na aniquilação da doença, é um procedimento impossível de retroceder.

Portanto, é necessário lembrar que os nódulos aparecem durante o período de idade reprodutiva das mulheres, mesmo das que não tenham passado por nenhuma gestação, e a retirada do útero impacta na impossibilidade dessas mulheres engravidarem nem com técnicas de fertilização.

Para pacientes que não decidiram definitivamente sobre um gravidez, ou que simplesmente não aceitam a retirada do útero como procedimento terapêutico, seja por questões filosóficas, crenças ou religiosas, a Embolização dos Miomas é uma excelente possibilidade. O problema é resolvido, e o órgão preservado, deixando a decisão sobre a gestação para um segundo momento.

3. Tratamento efetivo

Como afirmado anteriormente, a Embolização do Mioma é uma técnica considerada segura, apesar de um recente crescimento nas indicações, já é aplicada a mais de 20 anos em todo o mundo.

Após três a seis meses da realização do procedimento, os nódulos geralmente têm uma redução de 40 a 60% de seu volume, o que resulta em uma melhora significativa dos sintomas a médio e longo prazo. Esse mesmo resultado também é encontrado em outras técnicas mais convencionais e agressivas, mas com o benefício de ser menos invasiva. A recorrência dos sintomas é muito rara, e os miomas embolizados adequadamente não crescem mais.

4. Rápida recuperação

Por ser um tratamento minimamente invasivo, sua recuperação é mais rápida do que no caso de cirurgias convencionais, sendo que a internação hospitalar para observação costuma ser de um a no máximo três dias e o retorno da paciente às atividades habituais em até 5-7 dias após o procedimento, sendo indicado apenas que evite praticar atividades físicas por, no mínimo, 7-10 dias.

marque sua consulta

É possível que a paciente apresente sintomas leves pós-operatórios, como uma discreta indisposição e febre baixa, mas costumam desaparecer sozinhos depois de 3 a 5 dias. A dor da embolização é controlada com medicamentos eficazes, e em 5 dias geralmente não é mais necessário nenhum analgésico.

A Embolização do Mioma é um tratamento eficaz e com diversas vantagens, mas deve ser indicada por um médico especializado no assunto, como cirurgiões endovasculares. Agende sua consulta e entenda mais do procedimento.

Cirurgia Vascular e Endovascular
Doutorado e Pós-doutorado USP
MBA - University of Pittsburgh / Katz
Pós-graduação em Liderança - Harvard Medical School

Atendimento

Além do atendimento particular, atendemos aos clientes de Planos de Saúde no formato Credenciado e também de Livre Escolha, que é uma nova forma fácil e prática para você ser atendido sem burocracia. Experimente!
Credenciado
Livre escolha: Fácil e Prático

Consulta Online

Consulta por video-chamada. Saiba como funciona:
Agende um horário pelo site, telefone ou whatsapp e efetue o pagamento da consulta
Na data e horário agendado você receberá o link da Saudevianet via e-mail ou Whatsapp
Ao final do atendimento você receberá via e-mail as prescrições, receitas e atestados
Consulta com direito a retorno online ou presencial no período de 30 dias

Localização

Av. República do Líbano, 314, Jd Paulista - SP

Ver mapa

Rua dona Adma Jafet, 74 - Cj. 64, Bela vista

Entre em contato

(11) 3168-0609 / 3078-1530 / 3078-4476

(11) 98161-4443

Concierge: (11) 91065-1958

Referência no tratamento de doenças vasculares de alta complexidade.

Os Tratamentos

© Grupo Endovascular - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Glogs - Agência Digital